terça-feira, 8 de janeiro de 2008

DN OLINE

07/01/2008 - 14:30
Desaparecimento de turista no mar deixa banhistas em alerta

O desaparecimento do estudante paulista André Ferreira, na última quarta-feira, deixou banhistas em estado de alerta. Até onde as praias do Rio Grande do Norte são ou estão seguras? Após suspender as buscas, mantendo apenas o efetivo de guarda-vidas em alerta caso o corpo seja localizado ao longo da costa potiguar, o Corpo de Bombeiros orienta a população sobre os riscos de afogamento em áreas desconhecidas. De acordo com o major Luiz Monteiro, que comanda as operações de busca na corporação, 99% dos casos de afogamento envolvem turistas, seja de cidades próximas a Natal, seja de outros estados ou países.

Para ele, os banhistas devem ficar atentos à sinalização e à presença de guarda-vidas na praia, o que já indica área de risco. Além disso, os bombeiros fazem a distribuição de panfletos informativos com orientações para prevenir acidentes. ``O guarda-vidas passa o tempo todo abordando as pessoas, principalmente se o banhista estiver muito afoito'', disse o major Monteiro. No caso das bandeiras indicativas, que não são encontradas nas principais praias urbanas de Natal, o problema é a ``concorrência'' com os comerciantes, que costumam arrancar com receio de afastar os clientes.

Mesmo assim, os postos do Corpo de Bombeiros instalados nas praias já servem de sinalização. Entre os ques estão distribuídos na orla urbana, localizados na Praia do Meio, Via Costeira e Ponta Negra, o primeiro possui um efetivo maior, com cinco a sete guarda-vidas diariamente, pois registra o maior número de ocorrências. Apesar disso, o número de mortes é baixo porque o grande ângulo de visão proporcionado pela costa facilita a localização dos banhistas.

Já na Via Costeira, o posto conta com três guarda-vidas e funciona 24 horas. A função principal é dar apoio aos postos mais próximos e fazer a cobertura da área, tendo como principal foco a praia localizada entre os hotéis Mar Sol e Blue Tree Pirâmide, por ser mais perigosa. Em Ponta Negra, a praia é mais tranquila e o efetivo se restringe a dois guarda-vidas diariamente. O trabalho começa às 8h e termina por volta das 18h, quando o movimento de banhistas fica mais tranquilo nesses locais.

Karine Brito - Leia mais na edição desta terça-feira do Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário