Do Blog do Noblat
“Vocês são muito cruéis. Todo mundo tem direito de ir à praia, menos os senadores? Não estou entendendo a democracia de vocês.”
Garibaldi Alves (PMDB), presidente do Senado
Arte contemporânea de Gandhi causa confusão na FJA
10/01/2008 - Tribuna do Norte
Rafael Duarte - Repórter
A arte contemporânea baixou na Fundação José Augusto esta semana e causou um alvoroço daqueles. A maioria dos funcionários do órgão não entendeu a mensagem do artista visual Marcelo Gandhi na exposição "Site Specific - Lugar específico" e desmereceu o trabalho sem questionar a proposta. Essa, por sinal, é a principal reclamação do artista potiguar, de 32 anos, que está de mala pronta para São Paulo, onde pretende continuar o trabalho que já desenvolve no coletivo paulista de arte contemporânea Ação Multiplicadora, formado por oito paulistas, um cearense e o potiguar.
Usando elementos como tinta lavável, nanquim, lápis, retroprojetor, DVD, embalagem de loja, foto, rascunho e impressão, Marcelo Gandhi levou para a galeria Newton Navarro um mundo urbano ao mesmo tempo particular e generalista. Frases, desenhos e os símbolos estão espalhados pelas paredes da FJA. "Passei dez anos coletando a grafia, sabia o que queria usar. Coloquei uma coluna vertebral, sorvete, foi pensado para fazer ali dentro da galeria. Coloquei vários fragmentos que também se unem também nessa dicotomia", afirmou.
Ele garante que não vai frustrado com o que chama de "atraso" de Natal em relação às outras capitais do País. "Natal nunca me parou com o provincianismo dela. Sinto-me realizado aqui e vou continuar realizando em outros lugares. Essa exposição traz grandes debates, boas discussões sobre o espaço da galeria, arte formal, desinformação das pessoas, problemática das instituições e identidade potiguar", refletiu.
Polêmica, a exposição "Site Specific" fica em cartaz até 31 de janeiro na galeria Newton Navarro, localizada no hall de entrada da Fundação José Augusto.
Segundo Gandhi, a Natal que é moderna para vários segmentos artísticos ficou para trás em relação à arte contemporânea. "Natal aceita todo o tipo de porcaria pop, enlatada e industrial de forma muito rápida. As pessoas aqui têm dificuldade em aceitar a arte
contemporânea. Isso é no Brasil todo, mas lá fora está mais avançado. Aqui é aquela rigidez, fica difícil. Na minha exposição, os funcionários da Fundação José Augusto se sentiram agredidos, disseram que não era arte. Mas em nenhum momento questionaram o trabalho, foi
tudo num nível raso. Mas essa polêmica é interessante porque desperta esse debate", analisa.
Segundo a artista plástica Sayonara Alves, Gandhi quis manter um diálogo com a cidade. "Marcelo levou o cotidiano para a galeria. Por isso causou a incompreensão da arte. Quando você está quebrando uma barreira, ainda mais num órgão público, acaba incompreendido", disse.
Serviço:
Exposição "Site Specific - Lugar específico", de Marcelo Gandhi, até
31 de janeiro, na galeria Newton Navarro (Fundação José Augusto).
Entrada franca.
No Blog de Canindé Soares, a foto da arte fotográfica em rua de comunidade.
Festa no Maruin
09/01/2008
Foto: Adrovando Claro
Moradores da comunidade observam as fotos no varal e depois recebem de presente.
Sucesso ontem na comunidade do Maruin. Distribuição e sorteios de sextas básicas, brinquedos , balas, pipocas e doces, doados por fotógrafos que participaram do evento.
Adrovando Claro, Claudio Marques, Assis Oliveira, Alex Lima, Tyrone, Clovis Tinoco, Priscila Soares, Antonio Carlos Junior, Ney Douglas, Canindé Soares e Jailson Fernandes.
Também foi montado um varal fotográfico com fotos feitas dia 19 de agosto do ano passado, dos moradores as quais foram doadas aos fotografados.
Deu no Diário:
Arraia gigante agoniza e morre em Ponta Negra | |||
Mais: http://www.dnonline.com.br |
Viiixeee...
Da Abelhinha Eliana Lima, na Tribuna:
Estremece
Mais um ponto de indisposição entre governo e prefeitura: segurança na área do turismo.
Tudo porque o secretário Carlos Castim (Defesa Social) conseguiu, junto à Secretaria de Infra-Estrutura, o antigo canteiro de obras da ponte Newton Navarro para sede da Companhia de Policiamento Turístico da PM - considerado favorável por ser um dos principais corredores turísticos de Natal.
Estremece (2)
Maaasss...o local é dos mais cobiçados por empresários do setor imobiliário e - pasmem! -pela Prefeitura, que pediu a retirada da unidade policial, alegando pendências judiciais. Viiixeee...
Resultado:
Agora, a Companhia de Turismo mudou-se para duas salas no Quartel do Comando Geral, enquanto a população pede a polícia do turismo nas praias. E o prefeito Carlos Eduardo está contra a segurança?
Perigo
O prefeito sabe que aquela área é de extremo perigo. Vira e mexe, turistas e adeptos da caminhada são assaltados por lá. E olha que o prefeito caminha diariamente até aquela área.
É, mas talvez não se preocupe porque está protegido por seguranças...
Mais Eliana Lima, no
http://tribunadonorte.com.br
Só uma piadianha, gente.
QUAL É O MELHOR ESTADO BRASILEIRO?
Cinco amigos, um carioca, um paulista, um mineiro, um capixaba e um natalense estão tomando cerveja em um bar e inicia-se uma discussão interminável de qual seria o melhor Estado do Brasil.
O carioca logo saiu dizendo:
- Não há dúvida. O Rio é o melhor: tem a cidade mais bela do mundo, o povo mais alegre, muito sol, futebol, carnaval e as mulheres mais quentes do Brasil. E tem o Garotinho.
O paulista, engasgado pela dianteira do carioca, disse:
- Não tem a menor dúvida que é São Paulo, pois é a usina que movimenta o Brasil, tem a maior metrópole da América Latina, o povo mais trabalhador, mais rico, e tem o Lula.
Rapidinho, o mineiro defendeu seu pão de queijo:
- Minas sô, não tem praia, mas tá perto. Tem a melhor culinária, a melhor cachaça, e também tem Itamar Franco.
Depois o capixaba:
- O melhor é o Espírito Santo: tem praia, tem moqueca, tem o petróleo, tem Vitória e tem a Rita Camata.
Como o Natalense não se manifestou, os outros perguntaram:
- E aí, Potiguar, por que está tão quieto? Qual é a tua opinião?
O Potiguar/natalense finalmente respondeu:
- Para mim é a Paraiba, o melhor Estado.
- Ué, Cara! Não vai defender o teu Estado? Por que a Paraíba?
- Porque é a Paraíba que separa o Rio Grande do Norte de todos esses aí de baixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário