sábado, 28 de maio de 2011

ATENTADO À DIGNIDADE E À SOBERANIA



AO ILUSTRE DEPUTADO GUSTAVO CARVALHO

Prezado Deputado:


Li, ontem, sua prudente e oportuna advertência no O Jornal de Hoje nos seguintes termos: “Machadão não pode ser demolido sem a certeza de que Natal será sede de Copa”.


Sob todos os aspectos, é um aviso muito sério sobre o risco que corre aquele ex-consagrado patrimônio da cidade, de ser dizimado inutilmente, por mero capricho perverso de cunho vandálico, somado a interesses suspeitos até hoje não devidamente investigados.


Tenho convicção de que, no íntimo, sua intenção seria dizer : “O Machadão não deve ser demolido mesmo que Natal venha a ser sede da abertura ou partida final da Copa”, por algumas razões de bom senso e até de cunho legal, que tentarei expor, com sua licença:


Primeiramente, me permita lembrar, V.Excia., em reunião na Governadoria, foi o mais ardoroso defensor da minha ida ao Seminário da CBF,em setembro de 2008 com o fim de expor e discutir com os representantes da FIFA, o Estudo Preliminar de adaptação do nosso estádio às especificações requeridas pela mesma, chegando até a afirmar que seria inócuo mandar uma Comissão ao evento sem minha participação, na qualidade de autor do projeto original e do estudo alegado;


Cumpre lembrar que estavam presentes a esse episódio, além de V.Excia., os secretários Adalberto Pessoa de Carvalho, Fernando Fernandes, Wagner Araujo, Magnólia Figueiredo, Ney Silveira Dias, Carlos Eduardo do Nascimento, tendo também a reunião contado por alguns instantes com a presença do Sr. Iberê Ferreira de Souza;


Assim, uma comissão chefiada pelo secretário de Estado, Sr. Fernando Fernandes, representou Natal perante o evento CBF/FIFA, embora estivesse presente um secretário do Município, caracterizando usurpação, pelo Estado, das prerrogativas do Município, convidado principal;


Logo ao retornar-se da missão cumprida, constatou-se que alguém decidira, ao invés da reforma em comento, fazer a demolição do Machadão, e, em seu lugar, construir uma arena multiuso, à qual deram a denominação de “Complexo Arena das Dunas”, como pretexto para implantação de um mega empreendimento imobiliário, que venderia aquela propriedade pública a empresas privadas, sem consulta ao interesse da população, conforme reza o inciso XIII do art. 2º do Estatuto da Cidade;


Acrescente-se que até mesmo as licenças legislativas para alienação de bens públicos foram tumultuadas e subjugadas ao processo subliminar caviloso, que anestesiou e enganou parte da população pela promessa de um “legado” de modernidade e progresso, que ainda não passa de promessa.


Portanto, sua advertência chega em boa hora, partindo do princípio de que não é necessário demolir um estádio para construir outro no mesmo espaço, salvo se não houver disponibilidade de terreno adequado, sabendo-se que o estado tem terrenos muito melhores e melhor situados, sabendo-se ainda que as demolições anunciadas trarão prejuízos irrecuperáveis ao nosso esporte (haja vista a situação humilhante de clubes de tradição como Alecrim e America submetendo suas torcidas ao desconforto de deslocamento para outras cidades);


Cabe, por último, informar que o Estado e o Município assinaram um termo de Compromisso com a FIFA, unilateral e leonino, em novembro de 2008, no qual concordam que a FIFA corte a cidade convidada no momento que quiser, sem qualquer perspectiva de alegar direito adquirido.


Esse documento, no meu entender, atentatório à nossa dignidade e soberania, deveria ter sido referendado pela Assembléia Estadual, na qualidade de defensora do patrimônio e dignidade públicos.


Assim, pode-se afirmar que não há certeza de que Natal será sub-sede da Copa, e que o discurso do secretário da SECOPA será o mesmo, monocórdio e unidirecionado, não podendo ser interpretado como garantia. Quem disser que tem certeza estará mentindo.


Com meus parabéns pela sua atitude de defesa de nossa cidade, seguem minhas respeitosas considerações de cidadão.


Moacyr Gomes da Costa – Arquiteto

Natal, 26/05/2011


Comitê de Natal estranha 'ameaça' da Fifa e diz que está dentro do prazo

Secretário extraordinário para assuntos da Copa na capital do Rio Grande do Norte diz que Estádio das Dunas estará pronto em dezembro de 2013

Por Márcio Iannacca

Rio de Janeiro27/05/2011 16h11


O comitê organizador de Natal se manifestou nesta sexta-feira de forma oficial ao tomar conhecimento das decisões da Fifa, que excluiu oficialmente a cidade da Copa das Confederações, que acontecerá em 2013. Essa medida já era esperada pelo secretário extraordinário de assuntos relativos ao Mundial, Demetrio Torres. Porém, a "ameaça" da entidade máxima do futebol de retirar a capital do Rio Grande do Norte da competição em 2014 pegou o profissional de surpresa.

Segundo Demetrio, o comitê de Natal enviou os novos prazos para a entrega do Estádio das Dunas à Fifa e ao comitê organizador local (COL) no fim do ano passado. De acordo com o secretário, as obras na arena estão dentro do cronograma e que o local será entregue em dezembro de 2013.

- Assumimos três datas fundamentais com a Fifa e o COL. A primeira era que o edital seria lançado ainda em 2010. Foi o que ocorreu. Tivemos a licitação e apareceu a empresa interessada. A segunda etapa era a ordem de serviço. Fizemos isso em abril. Por último, a previsão é de iniciar as obtras até o fim do primeiro semestre - explicou Torres.

Estádio Machadão estádios da copa 2014 (Foto: Canindé  Soares)Estádio Machadão e o ginásio Machadinho serão demolidos para a construção do Estádio das Dunas. Previsão é de que a arena esteja pronta em dezembro de 2013 (Foto: Canindé Soares)

De acordo com o secretário, as obras no Estádio das Dunas já começaram. Os estudos técnicos da região onde será construída a arena já estão em fase final de conclusão. Segundo Torres, neste sábado, a prefeitura de Natal vai entregar ao comitê de Natal a posse do complexo do Machadão, que ainda abrange o ginásio Machadinho.

- Vamos receber o complexo e, em 10 dias, a empresa (OAS) se instala no local provisoriamente para inciar o isolamento como deve ocorrer em qualquer obra pública ou privada. Finalizado isso poderemos iniciar a obra. Tecnicamente, as obras já começaram. Fizemos o levantamento topográfico, que já está em fase de conclusão - disse.

Torres aproveitou para explicar como será o processo de demolição do complexo do Machadão. Segundo ele, as obras do Estádio das Dunas não está ligadas à saída da antiga arena.

- A previsão é de começar a demolição no segundo semestre. É importante que se diga que o estádio (das Dunas) pode ser construído mesmo sem a demolição do Machadão. Apenas uma parte do novo estádio coincide com o Machadão. A demolição será mecânica e nos permite tomar esse rumo nas construções - afirmou o secretário.

No próximo dia 29 de julho, a Fifa vai divulgar de forma oficial as cidades-sede para a Copa das Confederações. Os locais já foram escolhidos e são os seguintes: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

------------------------------------------------

O SECRETÁRIO ESQUECEU DE INFORMAR SOBRE RESPOSTAS A IRREGULARIDADES DO CONTRATO COM A OAS, COBRADAS PELO TCU, SEM AS QUAIS O BNDES NÃO LIBERA O EMPRESTIMO DE 400 MILHÕES.

ESQUECEU TAMBÉM DE INFORMAR SOBRE O PROJETO EXECUTIVO QUE O CREA NEM NINGUÉM CONHECE AINDA E SOBRE AS LICENÇAS NECESSÁRIAS AO INÍCIO DAS OBRAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário