quarta-feira, 11 de maio de 2011

O VALOR DA MARCHA EM DEFESA DO MACHADÃO

Vista a camisa do seu clube. Leve sua bandeira, sua alegria. Compareça à Marcha em Defesa do Machadão!

O valor da marcha em defesa do Machadão

Leonardo Sodré


São muitas as opiniões sobre a marcha em defesa do Machadão que o jornalista Eduardo Alexandre está patrocinando neste sábado, 14, às 14h, com saída do Papodromo.
Muita gente acha inócuo o movimento porque a decisão de derrubar aquela praça de esportes e construir a famosa Arena das Dunas já estaria tomada pelos governos estadual e municipal, por pressão do federal, que baixou a crista para a poderosa FIFA.
Outras pessoas acham que a marcha poderá ser o “start” de um grande movimento popular que poderia salvar o Machadão. É preciso considerar que os que defendem a preservação do patrimônio histórico não são contra a realização da Copa de 2014 em Natal. Apenas querem que a Arena das Dunas seja construída em outro local.
Muitos argumentos prós e contra já foram veiculados, debatidos, criticados, etc. Mas, existe um argumento incontido na mente de todos os que acompanham os sucessivos escândalos em todas as esferas de governo: a desconfiança.
O fato é que muitos e até aqueles que defendem a derrubada do Machadão não confiam nos governos. Será mesmo que a Arena das Dunas servirá para abrigar os esquálidos campeonatos de futebol de Natal? Quantos times de futebol existem na cidade que disputam um campeonato?
A marcha tem um expressivo significado, mesmo que ela não produza nenhum efeito prático. Ela vai mostrar para a História que pessoas inconformadas com a destruição de patrimônio público um dia lutaram por isso.
Vai mostrar a cidade, de forma pacífica, que um país, um estado e um município não pode se render à vontade de um órgão mundial que controla um esporte, a FIFA, principal interessada nos lucros que vêm dos campeonatos mundiais.
Vai mostrar a cidade que não é necessário destruir um patrimônio para construir outro. Enfim, vai mostrar que existem munícipes que pensam e que amam a sua cidade, a sua História e a realidade em que vivem.
________________________

No dia da marcha, estaremos colhendo assinaturas para dar entrada em uma Ação Popular contra o absurdo da demolição do nosso patrimônio. Leve o seu título de eleitor, e, se possível, comprovante de que está quites com a justiça eleitoral. Clique aqui para pegá-lo:

http://www.tre-rn.gov.br/portal/eleitor/certidoes/quitacao_eleitoral/

Paralelo ao recolhimento das assinaturas para a Ação Popular, colheremos também assinaturas para o pedido de tombamento do Estádio João Machado e Ginásio Humberto Nesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário